Sessão III: Impacto das alterações climáticas para os consumidores

24 Fev 2024

No dia 4 de novembro de 2021 teve lugar a última sessão do II Ciclo de Debates da RELOP 2021, dedicada ao tema “Impacto das alterações climáticas para os consumidores”.

Durante a sessão, abordou-se o conceito de “pobreza energética” que carece de definição ainda por parte de vários Estados sendo, por esse motivo, difícil identificar os agregados familiares que poderiam beneficiar de auxílio estatal para colmatar dificuldades, como o preço crescente da energia e a ineficiência das habitações e equipamentos utilizados, tornando os consumidores ainda mais vulneráveis.

As alterações climáticas têm um alcance global, com impacto para todos os consumidores, apesar de nem sempre com as mesmas consequências e/ou intensidade, levando a disrupções energéticas graves em certos países. Salientou-se a importância da mudança cultural no consumo, de modo a mitigar as alterações climáticas.

Debateram-se ainda os efeitos gravosos que as alterações climáticas têm nos diferentes ecossistemas, levando ao surgimento de novas e diferentes necessidades por parte dos consumidores por elas afetados. Reforçou-se a necessidade de se reduzirem estes impactos, de modo a ganhar-se oportunidades de transição energética (com fontes de energia renováveis endógenas, por exemplo).

Finalmente, concluiu-se que o papel das tecnologias de captura e sequestro de carbono para a minimização das emissões de carbono na atmosfera era de extrema importância, numa perspetiva de travar as alterações climáticas.


A sessão foi moderada pelo Diretor-Executivo da RELOP. 

Apresentações

card-image
Maria Inês Dolci

CONSUMARE – Associação de Consumidores de Língua Portuguesa

Gravação do evento

Música: Caravan by Firefl!es