Sessão I: Governação para a Transição Global de Energia
A primeira Sessão do Ciclo de Debates, realizou-se a 22 de outubro de 2020, e foi dedicada à “Governação para a Transição Global de Energia”, mediante a discussão dos principais desafios e oportunidades criados pela implementação de um sistema energético e económico sustentável a nível global.
Na Sessão moderada pelo Dr. Efrain Cruz, Presidente da RELOP e Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil, participaram 95 pessoas, com uma taxa média de interesse de 91%.
Principais desafios para a transição energética
Sumário da intervenção:
- Discussão dos principais desafios que se colocam a uma transição energética global e integrada.
- Análise da atual matriz energética mundial, os vários setores com papel preponderante na transição (energia, transportes, edificações e indústria), da segurança do abastecimento, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento económico como vetores basilares da performance do sistema e das principais iniciativas e estratégias.
- Exposição das principais ações a serem desenvolvidas no Brasil.
Abordagem europeia: O Pacto Ecológico Europeu
Sumário da intervenção:
- Exposição da abordagem multifacetada do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), enfatizando a transição energética e económica.
- Análise das principais estratégias e iniciativas, do modelo de governação europeu, do Mercado Único de Energia e dos Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC).
Regulação para a transição energética
Sumário da intervenção:
- Análise do papel dos reguladores na transição energética como dinamizadores e estabilizadores de mercado, mediante a eliminação de barreiras à entrada e promoção de soluções inovadoras, combate à pobreza energética.
- Criação de um esquema de incentivos para a integração cada vez mais significativa de alternativas sustentáveis no setor energético.