Workshop “Eficiência Energética: desafios, oportunidades e soluções”, quarta-feira, 27 de março 2024

27 Mar 2024

Até o mês de julho serão realizados vários workshops com o objetivo de discutir os reflexos da transição energética nos países membros Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP)

“Eficiência Energética: desafios, oportunidades e soluções”. Este é o tema do segundo workshop a ser promovido pelo grupo de trabalho da RELOP que trata da transição energética na próxima quarta-feira (27/3), exclusivamente de forma virtual e para as entidades participantes da RELOP. Com a realização de um workshop por mês até julho, o grupo de trabalho pretende ser um fórum de discussão enriquecedor e fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes. O primeiro workshop teve como tema “Estratégias Integradas para a Transição Energética” e foi realizado em 29/2.

A abertura do evento será às 13h (horário de Portugal) com um breve “Enquadramento sobre a importância da eficiência energética nos contextos nacionais da transição energética dos países da RELOP”. O objetivo é não apenas informar, mas também inspirar, na implementação de iniciativas e boas práticas, adaptando-as ao contexto específico da realidade de cada país RELOP.

Às 13h10, haverá um painel sobre mitos e barreira sobre a eficiência energética. Serão debatidos os seguintes tópicos: O que é a eficiência energética? Principais conceitos, barreiras, instrumentos para promoção e benefícios múltiplos da eficiência energética, com destaque para boas práticas e iniciativas bem-sucedidas. Às 13h40, haverá um painel sobre a atuação da ANEEL no escopo da Eficiência Energética, em que será apresentada a regulamentação do Programa de Eficiência Energética.

Às 14h10, será promovido um diálogo interativo, com debates de temas como: identificação de desafios comuns e oportunidades em cada país RELOP; discussão sobre como a eficiência energética pode ser adaptada aos contextos específicos dos países da RELOP; discussão sobre experiências específicas dos participantes e como podem implementar uma política de eficiência energética e, por fim, sessão de perguntas e respostas. O evento encerra às 14h45, com um resumo dos principais pontos discutidos.

Ao concluir o workshop, pretende-se obter não apenas uma compreensão mais profunda sobre a transição energética, mas também a formação de uma base sólida para futuras colaborações e iniciativas no âmbito do Grupo de Trabalho.