Grupo de trabalho da RELOP promove o workshop “Estratégias Integradas para a Transição Energética”

Até o mês de julho serão realizados vários workshops com o objetivo de discutir os reflexos da transição energética nos países membros da RELOP.

Começa agora em fevereiro, dia 29, uma série de workshops a serem promovidos pelo grupo de trabalho da Relop que trata da transição energética. Com a realização de um workshop por mês até julho, o grupo de trabalho pretende ser um fórum de discussão enriquecedor e fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes. O primeiro workshop tem como tema “Estratégias Integradas para a Transição Energética” e será realizado na próxima quinta-feira (29/2) exclusivamente de forma virtual.

A inscrição pode ser realizada aqui.

O primeiro painel será às 13h15 (horário de Portugal) e tem como tema: Dimensões dos Planos Nacionais de Energia e Clima na Europa. Serão apresentadas cinco dimensões: eficiência energética, segurança energética, descarbonização, mercado interno e investigação, inovação e competitividade, com destaque para as boas práticas e iniciativas bem-sucedidas em cada dimensão na União Europeia. O objetivo é não apenas informar, mas também inspirar, na implementação de iniciativas e boas práticas, adaptando-as ao contexto específico da realidade de cada país da RELOP.

Às 13h55, terá início um diálogo interativo, com identificação de desafios comuns e oportunidades únicas em cada país, além de discussão sobre como as dimensões podem ser adaptadas aos contextos específicos dos restantes países da RELOP; experiências específicas dos participantes e avaliação de como os princípios apresentados podem ser aplicados nas suas realidades locais e, por fim, uma de sessão de perguntas e respostas. Às 14h45, haverá um resumo dos principais pontos discutidos e sugestões de outros temas a serem aprofundados em futuros workshops do Grupo de Trabalho.

Ao concluir o workshop, pretende-se obter não apenas uma compreensão mais profunda sobre a transição energética, mas também a formação de uma base sólida para futuras colaborações e iniciativas no âmbito do Grupo de Trabalho.