Ocorreu no passado dia 28 de julho, a sessão de trabalho da RELOP com um foco sobre o tema “O Papel das Agências Reguladoras no Novo Paradigma Energético”
A sessão, realizada por videoconferência, contou com a presença de vários membros da RELOP, incluindo a Dra. Luciana Tavares, Assessora de Dados Ambientais Especialista em Regulação na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil – ANP.
O workshop foi aberto pela Eng.ª Abelina Chambule do Instituto Nacional de Petróleo – INP, que apresentou os objetivos do encontro e os oradores convidados.
Durante o evento, representantes de diversas entidades reguladoras partilharam as suas abordagens:
- INP (Moçambique) destacou a integração das energias renováveis, o papel do gás natural e os desafios da descarbonização.
- ANP (Brasil) apresentou iniciativas como a cláusula de PDI, promoção de tecnologias limpas e marcos regulatórios recentes.
- ARENE (Moçambique) abordou os desafios técnicos e legais da integração das renováveis, enfatizando o papel do gás natural.
- IRDP (Angola) expôs a matriz energética nacional, a estratégia Angola Energia 2025 e iniciativas privadas em energias limpas.
- ARME (Cabo Verde) discutiu os custos da eletricidade, metas de transição energética e mecanismos de financiamento sustentável.
- ANPG (Angola) focou-se na regulação para descarbonização e promoção dos biocombustíveis, com destaque para o plano diretor do gás natural.
Após o contributo de todos os membros RELOP presentes, o evento terminou com uma sessão de perguntas e respostas, onde foram debatidos temas como o papel das agências reguladoras na promoção de investimentos e o uso estratégico do índice de carbono nas decisões regulatórias.
Durante as considerações finais foi reforçada a importância da colaboração regional e internacional para uma transição energéticas justa, eficiente e sustentável.