Workshop “Eficiência Energética: desafios, oportunidades e soluções”

Foi realizado quarta-feira, 27 de março, o segundo workshop promovido pelo grupo de trabalho da RELOP que trata da transição energética. Com a realização de um workshop por mês até julho de 2024, o grupo de trabalho pretende ser um fórum de discussão enriquecedor e fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes. O segundo workshop teve como tema “Eficiência Energética: desafios, oportunidades e soluções”.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do Grupo de Trabalho, Djane Melo, na ocasião foi enfatizado que a transição energética atual é um processo de transformação para uma economia de baixo carbono, em decorrência da emergência climática. Também foi ressaltada a importância da eficiência energética, que é a fonte mais barata para o consumidor e um caminho para a sustentabilidade. A coordenadora lembrou do compromisso da COP 28, de duplicar a eficiência energética até 2030. Por fim, reforçou que cada país possui suas particularidades e que é preciso ter a visão social da transição energética.

Na sequência, houve um painel sobre mitos e barreiras sobre a eficiência energética, apresentado pelo representante da entidade de Portugal, Fernando Martins. Foram debatidos os seguintes tópicos: O que é a eficiência energética? Principais conceitos, barreiras, instrumentos para promoção e benefícios múltiplos da eficiência energética, com destaque para boas práticas e iniciativas bem-sucedidas.

Em seguida, houve um painel sobre a atuação da ANEEL no escopo da Eficiência Energética, realizado pelo servidor Carlos Eduardo Firmeza, em que foi apresentada a regulamentação do Programa de Eficiência Energética.

Por fim, foi promovido um diálogo interativo, com debates de temas como: identificação de desafios comuns e oportunidades em cada país RELOP; discussão sobre como a eficiência energética pode ser adaptada aos contextos específicos dos países da RELOP; discussão sobre experiências específicas dos participantes e como podem implementar uma política de eficiência energética e, por fim, sessão de perguntas e respostas. O evento foi encerrado com um resumo dos principais pontos discutidos.

Até o mês de julho, serão realizados vários workshops com o objetivo de discutir os reflexos da transição energética nos países membros da RELOP.