Workshops Temáticos dos Grupos de Trabalho da RELOP

Grupos de Trabalho de Transição Energética e de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e seus Derivados promoveram evento em Foz do Iguaçu

Os Grupos de Trabalho da RELOP organizaram, na tarde do dia 7 de novembro, dois Workshops temáticos em formato híbrido. Este programa foi organizado à margem da I Conferencia Internacional Conjunta da ARIAE e da RELOP, que reuniu nas instalações da Usina Hidrelétrica de Itaipu membros de todas as entidades que compõem a RELOP.

O Grupo de Trabalho de Transição Energética focou a sua sessão no tema “Boas Práticas Regulatórias para a Transição Energética”. A sessão contou com a presença virtual da Diretora da ANEEL, Agnes da Costa, que promoveu a abertura do evento.

Durante o Workshop, representantes dos seis países da RELOP apresentaram iniciativas que tem sido adotada em seus países no âmbito da Transição Energética. Miguel Alves, da ERSE, apresentou o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) adotado em Portugal. Gustavo Murad, da ANEEL, explicou o funcionamento do sistema de leilões adotado no Brasil e os seus benefícios. Vita Mateso, da ANPG, abordou iniciativas que têm sido tomadas para a descarbonização do setor energético em Angola. Célsio Quaresma, da ANP-STP, deu destaque ao Plano de Ação Nacional das Energias Renováveis (PANER) adotado em São Tomé e Príncipe e as oportunidades que este tem proporcionado ao país. Aline Conceição, da ARME, trouxe um breve resumo da Regulamentação da Transição Energética em Cabo Verde. Telma Nkutumula, da ARENE, debruçou-se sobre a Estratégia de Transição Energética de Moçambique.

Após as apresentações, foi anunciada a nova coordenação do Grupo de Trabalho para o ano de 2025, ficando a coordenação a cargo da ENSE, representada por Fernando Martins, e a coordenação-adjunta a cargo da ANEEL, representada por Djane Melo.

O Grupo de Trabalho de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e seus Derivados focou a sua sessão no tema “ESG nas Atividades Petrolíferas”. A sessão contou com três oradores em formado remoto.

João Russo, da empresa petrolífera Azule Energy, iniciou sua apresentação falando sobre a empresa e as atividades que desempenha em Angola. Deu a conhecer iniciativas da empresa nos setores ambiental e social, assim como boas práticas de governança adotadas na companhia petrolífera.

Carolina Cruz, da consultora tecnológica para sustentabilidade C-MORE, ofereceu um panorama do processo de evolução da questão ESG na Europa, e em outros mercados, e boas práticas de governança sustentável a serem tomadas. Falou, também, sobre soluções de sustentabilidade oferecidas pela companhia tecnológica e deu exemplos de iniciativas de sustentabilidade adotadas por clientes da empresa.

Emanuel Bernardo, Presidente da Associação Angolana de Mercados de Carbono, abordou a evolução do setor energético angolano e explicou o desenvolvimento dos mercados de carbono em Angola, assim como os benefícios gerados para o país. Também sobre ações que a AAMC tem tomado, em parceria com empresas, para compensação de emissões em Angola.

O evento contou com ampla participação dos membros da RELOP e deu a conhecer as atividades e realidades do Grupos de Trabalho da RELOP a todos os membros da associação.