XVIII Assembleia Geral RELOP

Decorreu no dia 08 de Novembro de 2023, na Ilha do Sal, Cabo Verde, em formato presencial, a XVIII Assembleia Geral da RELOP, com a participação dos doze membros da Associação.

Na reunião orientada pela Presidente da Assembleia Geral, Symone Araújo, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), os membros aprovaram por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, tendo sido apresentadas e debatidas as iniciativas visando a sua implementação.

Quanto ao relacionamento institucional, no âmbito da promoção da cooperação e partilha de experiências, os membros da Assembleia Geral da RELOP subscreveram a adesão da associação à Conferência Internacional de Reguladores de Energia e ao protocolo entre a Associação Regional de Países Emergentes.

A eleição para os novos órgãos sociais da RELOP foi um dos pontos altos da Assembleia, tendo o processo de votação definido para o biénio 2024-2025 a Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique (ARENE) como Presidente da Assembleia Geral, a Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL) como Presidente da Direção e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG) como Presidente do Conselho Fiscal.

Para o ano 2024 a organização da Conferência e Assembleia Geral da RELOP ficará a cargo do Brasil, numa parceria entre a ANEEL e a ANP.