Sessão II: Impacto das alterações climáticas no setor dos hidrocarbonetos

No dia 28 de outubro de 2021, teve lugar a segunda sessão do II Ciclo de Debates da RELOP 2021 dedicada ao tema “Impacto das alterações climáticas no setor dos hidrocarbonetos”.

Durante a sessão debateu-se a evolução deste setor ao longo da história, impulsionada pelas crescentes necessidades energéticas da sociedade em expansão. Também se discutiu a conjuntura atual do setor dos hidrocarbonetos, onde se verifica uma gradual substituição por combustíveis com cada vez menores emissões de carbono.

Relativamente ao papel das renováveis neste setor, focou-se na substituição dos combustíveis convencionais por alternativas de baixas emissões. Apresentaram-se exemplos de empresas tradicionalmente de petróleo e gás, que estão a expandir a sua oferta de energia, através do investimento no setor de renováveis. Muitas destas empresas começam a investir em projetos de parques solares e eletrificação rural fora da rede, nos países lusófonos.

Concluiu-se que o futuro será traçado através da articulação de diferentes fontes de energia, diversificando o mix energético, através do desenvolvimento tecnológico. Esta simbiose permitirá a minimização das emissões de carbono para a atmosfera, contribuindo para o objetivo de “net-zero”, travando as alterações climáticas.

A sessão foi moderada por Olegário Tiny, Diretor Executivo da ANP-STP.

Apresentações

Gravação do evento

Música: Caravan by Firefl!es