RELOP promove encontro técnico sobre setor entre reguladores de Cabo Verde e São e Príncipe

Os reguladores de São Tomé (AGER e ANP-STP) e Cabo Verde (ARME) realizaram, no âmbito da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, um encontro técnico com vista a partilha de informações sobre a regulação do setor energético de ambos os países.

O encontro, que decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 9 a 11 de julho, foi organizado pelo Secretariado Permanente da RELOP, e contou com o apoio financeiro da Comissão Europeia.

O objetivo foi partilhar e refletir em conjunto, enquanto países insulares membros da RELOP, sobre o setor energético e a sua regulação.

Pretendeu-se que, ao longo das jornadas de trabalho os participantes apresentassem o enquadramento do setor no seu país, partilhassem desafios, estudos, objetivos, bem como dificuldades e exemplos de sucesso no setor, debatendo em conjunto diferentes soluções. Os debates contaram ainda com a partilha de experiências por peritos da ERSE, como também uma perspetiva académica e técnica de um catedrático do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Do encontro resultou um documento contendo as conclusões operacionais, bem como a identificação de temas concretos para futura cooperação entre os reguladores de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.