Sessão III: Inovação no Setor Elétrico para a Democratização do Acesso à Energia e Proteção dos Consumidores
O I Ciclo de Debates da RELOP encerrou no dia 5 de novembro de 2020, com uma sessão dedicada à “Inovação no Setor Elétrico para a Democratização do Acesso à Energia e Proteção dos Consumidores”. Os temas discutidos incluíram:
- A inovação e projetos no setor elétrico, através da cenarização do avanço tecnológico no setor energético a par das políticas públicas e regulatórias;
- A democratização do acesso à energia sob a ótica do legislador, mediante a análise da abordagem legislativa brasileira do combate à pobreza energética e alargamento do acesso à energia;
- Os desafios e oportunidades da energia solar e renovável em Portugal, com foco no modelo de inovação de uma das maiores empresas do setor energético português, a EDP Portugal.
Na sessão moderada pela Dra. Maria Cristina Portugal, Diretora Executiva da RELOP e Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), participaram 114 pessoas, com uma taxa média de interesse de 92%.
Inovação e projetos no setor elétrico
Sumário da intervenção:
- Análise do processo de inovação no setor energético, ilustrado através do caso português.
- Discussão dos principais desenvolvimentos e padrões de difusão para diferentes tecnologias por forma a compreender a difusão e os padrões de adoção tecnológica.
- Discussão dos cenários de evolução para a propagação da eletrificação e da penetração das energias renováveis no sistema energético, o seu impacto nas políticas, construção de previsões e desenho das políticas necessárias para a sua implementação e difusão alargada.
Democratização do acesso à energia sob a ótica do legislador
Marcos Rogério
Senador e Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado do Brasil
Sumário da intervenção:
- Discussão das inovações legislativas no seio da regulação energética para a promoção do acesso alargado à energia, com destaque para a eletricidade, e a proteção dos consumidores, no Brasil.
- Análise dos desafios e oportunidades colocados pela liberalização do mercado de energia elétrica, pela quantidade de consumidores vulneráveis e pelas características sociais e geográficas no Brasil.
- Exposição do funcionamento dos mecanismos legislativos de combate à pobreza energética como a Tarifa Social de Energia Elétrica ou o Fundo de Consumo de Combustíveis.
Desafios e oportunidades da energia solar em Portugal
Sumário da intervenção:
- Análise e exposição dos projetos de energia renovável em Portugal, em particular aqueles promovidos pela EDP Portugal.
- Destaque para o papel da energia solar para a transição energética mundial, ilustrada pelo processo de inovação da EDP Portugal, destacando as iniciativas para a eletrificação do setor energético e as iniciativas no âmbito da energia solar, tais como os projetos “Virtual Sun”, “Casa Electrica” e “Smart Now”.