XIV Conferência Anual da RELOP

9 Nov 2023

A XIV Conferência da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, teve lugar no dia 9 de novembro de 2023, na ilha do Sal, Cabo Verde.

Este foi mais um espaço de partilha e reflexão conjunta da RELOP, este ano focado na integração de diferentes vetores energéticos. A diversificação de vetores oferece uma oportunidade significativa para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e avançar em direção a um sistema energético mais sustentável. Estes desafios exigem não só um investimento constante em pesquisa e infraestrutura, mas também uma regulamentação equilibrada entre a segurança do sistema e o incentivo ao investimento.

No final, o Diretor Executivo da RELOP destacou a importância da “cooperação a nível internacional para divulgar experiências e as melhores práticas de cada um, para que se consiga prestar um melhor serviço à economia e ao país”.

A Conferência contou com oradores dos 3 continentes que enriqueceram o debate e contribuíram para uma visão mais ampla dos desafios e oportunidades que enfrentamos atualmente no setor energético.

Conheça abaixo as apresentações dos dois painéis.

Painel I – Segurança do abastecimento no contexto da integração de vetores energéticos

card-image
Pedro Pereira Mora

Etu Energias

Painel II – Flexibilidade, armazenagem e participação da procura

card-image
Thereza de Aquino

Grupo de Estudos do Setor Elétrico (UFRJ/GESEL) do Brasil

Mesa redonda – desafios regulatórios à integração de novos vetores energéticos